Manaus | 16 de agosto de 2026 | 04:14:58

Dólar: Economistas citam cenário incerto e não veem continuidade de quedas

xr:d:DAFfzb8JVnE:5367,j:6136569778322474843,t:24011219

O dólar deve se manter no patamar de R$ 5,80 ao longo de 2025, apesar do recente arrefecimento da moeda entre janeiro e fevereiro, de acordo com economistas. A colunista do CNN Money, Solange Srour, classifica como frágil a aparente estabilidade do câmbio após os picos observados no fim do ano passado e, em sua avaliação, a queda do dólar está relacionada essencialmente a fatores externos.

“Não foi um evento doméstico, a aprovação de um pacote fiscal que mudou a percepção dos agentes aqui. […] Me dá medo talvez essa estabilidade que não é muito segura”, disse a especialista.

A recente desvalorização da moeda norte-americana ocorreu em meio a um cenário de ajustes na política econômica global e revisão de expectativas em relação a taxas de juros nos Estados Unidos. A flexibilização da postura protecionista de Washington em relação a importados também teve impacto significativo.

Na campanha eleitoral, a promessa era de uma tarifa de 60% sobre produtos importados da China e de 10% a 20% sobre mercadorias vindas de outros países. No entanto, a realidade se mostrou diferente: a China foi taxada em 10%, enquanto apenas produtos do Canadá e do México foram tarifados – com as medidas já suspensas posteriormente.

“A amenização no discurso protecionista já foi o suficiente para reduzir a preocupação do mercado e impulsionar moedas emergentes”, destaca Cristiane Quartaroli, economista-chefe do Ouribank.

Apesar da recente queda do dólar, analistas alertam para a persistência de riscos e volatilidade ao longo do ano, principalmente diante de incertezas ligadas às decisões de política monetária do Federal Reserve e ao comportamento do cenário geopolítico internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Espaço Publicitário

Últimas postagens