Manaus | 23 de julho de 2026 | 00:45:57

Campanha ‘21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas’ é encerrada com ação

A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) encerrou nesta terça-feira, 10/12, a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas”. A ação de sensibilização e conscientização foi realizada no Terminal 1, na avenida Constantino Nery, Centro, coincidindo com o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A campanha, iniciada em 16 de novembro, promoveu uma série de atividades em toda a cidade, incluindo atendimento para o Cadastro Único, orientação jurídica, apoio psicossocial e palestras voltadas para o combate à violência de gênero. A iniciativa percorreu diferentes zonas de Manaus, levando serviços gratuitos e informação às mulheres em situação de vulnerabilidade.

Durante o encerramento, a subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos da Semasc, Graça Prola, destacou que, embora a campanha formal tenha chegado ao fim, as políticas públicas e serviços voltados às mulheres continuam sendo uma prioridade da gestão municipal. “Essa é uma campanha permanente, que desenvolvemos ao longo de 365 dias, sem parar. Nossa luta é garantir vida plena a todas as mulheres, assegurando direitos fundamentais que são direitos humanos universais”, afirmou.

Mobilização em local estratégico

A escolha do Terminal 1 como palco para a ação de encerramento foi estratégica, como apontou a funcionária pública Ligia Teixeira, de 59 anos. “É um local de grande concentração de pessoas, especialmente mulheres que enfrentam situações de vulnerabilidade. É essencial que a campanha alcance esses espaços para conscientizar e prevenir casos de violência”, ressaltou.

Já a atendente Vitória Tavares, de 21 anos, destacou a relevância do movimento em tempos de crescente violência de gênero. “Com tantas mulheres sendo vítimas de feminicídio, essa campanha é fundamental. Precisamos ampliar a conscientização para salvar vidas”, disse.

Compromisso contínuo

Apesar do encerramento oficial da campanha, o trabalho continua por meio da Semasc, com políticas públicas voltadas para a proteção e promoção dos direitos das mulheres. São mais de 90 estruturas administradas pela secretaria, atuando diariamente para oferecer assistência em Proteção Social Básica e Especial, Segurança Alimentar, Direitos Humanos e Políticas Afirmativas.

A ação reforça o compromisso da gestão municipal com a promoção de uma sociedade mais justa e segura para todas as mulheres, combatendo a violência e assegurando a cidadania plena como um direito fundamental.

4o

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Espaço Publicitário

Últimas postagens