Nesta segunda feira (28) o promotor público de Filadélfia, Larry Krasner, entrou com uma ação judicial contra Elon Musk e o comitê pró-Trump America PAC, por sorteios diários de 1 milhão de dólares oferecidos pelo bilionário a eleitores do candidato republicano em estados decisivos para as eleições de 5 de novembro. A ação, movida em um tribunal estadual da Pensilvânia, busca interromper os sorteios, que Krasner, do Partido Democrata, classifica como uma violação das leis estaduais e federais de práticas eleitorais e loterias.
Esta é a primeira ação judicial movida contra o America PAC, liderado por Musk em apoio ao ex-presidente Donald Trump. Krasner destacou que sua responsabilidade inclui proteger o público de práticas comerciais desleais, afirmando que loterias ilegais entram nessa categoria. Segundo ele, os sorteios poderiam tentar influenciar o resultado eleitoral em estados críticos, ameaçando a integridade das eleições. “O promotor público também é encarregado de proteger o público contra interferências na integridade das eleições”, afirmou Krasner em comunicado.
Na semana anterior, o Departamento de Justiça enviou uma carta ao America PAC alertando que os sorteios de 1 milhão de dólares poderiam violar a lei federal, que proíbe pagamentos a pessoas para se registrarem para votar.
Musk, dono da SpaceX, da Tesla e da rede social X (antigo Twitter), tem dedicado milhões de dólares e tempo considerável de campanha para apoiar Donald Trump, a quem endossa desde julho deste ano. Ele já doou 118 milhões de dólares ao seu comitê.
Além do apoio financeiro, Musk tem aparecido em eventos de campanha ao lado de Trump e organizado encontros para atrair o apoio de eleitores locais. A Pensilvânia, estado historicamente dividido, é considerada crucial para o resultado da eleição, já que Kamala Harris e Trump aparecem empatados nas pesquisas.
O empresário, que apoiou Barack Obama em eleições passadas, tornou-se mais conservador e usa suas redes para expressar apoio a Trump, alcançando seus mais de 202 milhões de seguidores no X,
Os sorteios organizados por Musk oferecem um prêmio diário de 1 milhão de dólares (equivalente a R$ 5,71 milhões) para uma pessoa selecionada entre aqueles que assinam uma petição online. Não há clareza sobre o método de escolha dos vencedores ou se o processo é realmente aleatório. A petição defende a Primeira e a Segunda Emendas, afirmando: “As Primeira e Segunda Emendas garantem a liberdade de expressão e o direito ao porte de armas. Ao assinar abaixo, estou declarando meu apoio às Primeira e Segunda Emendas.”
Para concorrer, os participantes devem ser eleitores registrados em um dos sete estados decisivos para o pleito: Arizona, Geórgia, Michigan, Nevada, Carolina do Norte, Pensilvânia e Wisconsin. A petição também oferece um incentivo adicional de 100 dólares para cada eleitor registrado na Pensilvânia que a assine, e mais 100 dólares para aqueles que indicarem eleitores registrados no estado.






