Manaus | 3 de agosto de 2026 | 18:54:16

PL amplia controle nas capitais, enquanto PT marca retorno com vitória em Fortaleza

As eleições municipais de 2024 revelaram o cenário político entre as duas principais forças, PL e PT, refletindo a divisão entre os grupos apoiados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e pelo atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No segundo turno deste domingo (27), o PL, partido de Bolsonaro, ampliou sua força nas capitais, enquanto o PT garantiu sua única vitória em uma disputa acirrada em Fortaleza (CE).

Com a conquista de duas novas prefeituras neste domingo, o PL totalizou quatro capitais, incluindo as vitórias de JHC (Maceió) e Tião Bocalom (Rio Branco) no primeiro turno. Já no segundo turno, Abílio Brunini venceu em Cuiabá (MT) com 53,8% dos votos, e Emília Corrêa se destacou ao ser eleita a primeira prefeita de Aracaju (SE), com 57,46%.

O PT, por sua vez, assegurou sua primeira capital com Evandro Leitão em Fortaleza, em uma das eleições mais equilibradas do país. Ele venceu com 50,38% dos votos, uma diferença de apenas 0,76% sobre o candidato do PL, André Fernandes. Essa conquista representa uma melhora para o partido, que não vencia em capitais desde 2016.

Em termos de alianças e coligações, PL e PT disputaram diretamente em 25 capitais e foram aliados em uma. O PL, com candidatos próprios ou aliados, obteve um total de oito vitórias, enquanto o PT alcançou duas com alianças. Entre os partidos com mais prefeituras conquistadas, destacaram-se o MDB e o PSD, cada um com cinco capitais.

Os resultados confirmam o domínio do MDB e do PSD em cinco capitais cada, enquanto o PL e o União Brasil registraram quatro vitórias. Essa configuração indica um mapa político nacional fragmentado, em que o PT busca retomar sua influência nas capitais após uma fase de menor representatividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Espaço Publicitário

Últimas postagens