Após ser cobrada pelos fãs para se posicionar sobre as queimadas que assolam o Brasil, a cantora Anitta publicou um vídeo nesta quarta-feira, 28, refletindo sobre o atual cenário político do país e questionando seus seguidores sobre suas escolhas para cargos públicos.
No vídeo, Anitta revela que passou os últimos dias estudando o tema antes de comentar, como muitos de seus fãs haviam solicitado. Em pouco mais de três minutos, a artista faz uma crítica direta aos seus seguidores, ressaltando que os problemas enfrentados pelo país são muito mais complexos do que aparentam. Ela aponta que as dificuldades vão desde o ato individual de quem ateia fogo em áreas de mata, independentemente do motivo, até a atuação de figuras políticas que deveriam estar desenvolvendo estratégias para combater esse e outros desafios enfrentados pelo Brasil.
“Muitas vezes a gente é mais cobrado do que aqueles que o povo deu o poder nas mãos e o caminho não é por aí. Em quem que você votou na última eleição? Essa pessoa, seja no Congresso, no Governo, na Prefeitura, no Senado, está fazendo alguma coisa para a fatura do planeta?”, questionou.
QUEIMADAS NO BRASIL
Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o ano de 2024 já superou o número de queimadas registrado em 2010. De acordo com o Programa Queimadas, até a última terça-feira, 27, foram contabilizados 53.976 focos de incêndio, ultrapassando o total de 90.444 focos de 2010, que, até então, mantinha o recorde desde 2007, quando foram registrados 91.085 focos.
Entre janeiro e agosto deste ano, o Brasil já registrou pouco mais de 112 mil focos de incêndio. No mesmo período do ano passado, o país contabilizava 62.355 focos, representando um aumento de 80%. Esse crescimento também resultou em um aumento significativo nos decretos municipais de situação de emergência, que mais que dobraram, chegando a 167 registros, em comparação aos 57 do mesmo período do ano anterior.






