O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), acionou a Organização das Nações Unidas (ONU) para fazer um alerta sobre o aumento de movimentos neonazistas no Brasil, em especial no estado de Santa Catarina.
Segundo o CNDH, diz que o cenário de crescimento desses grupos é preocupante, e teve um aumento significativo do discurso de ódio direcionado, principalmente, às mulheres, à população negra e à comunidade LGBTQIAP+.
O relatório será apresentado durante a 56ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da organização, prevista para junho e julho.
O texto destaca uma série de incidentes em Santa Catarina, incluindo a descoberta de um grupo que comercializava artefatos nazistas na região.

No levantamento, do estudo conduzido pela antropóloga Adriana Dias, o Brasil tinha até 2022 pelo menos 530 núcleos extremistas de teor nazista no Brasil, podendo contar com até 10 mil pessoas. E
mostrou que Blumenau, uma cidade de 365 mil habitantes, tem 63 células neonazistas, já a capital paulista, com 12 milhões de moradores, tem 96.
O CNDH irá enviar uma comitiva a Santa Catarina nesta quarta-feira (10/04) para ouvir possíveis vítimas, além de autoridades e especialistas. O roteiro deve incluir ainda Blumenau e Florianópolis. Posteriormente, um relatório deverá ser enviado à ONU.








