Manaus | 4 de junho de 2026 | 11:38:37

Polícia invade embaixada do México e prende ex-presidente do Equador 

A Polícia do Equador invadiu a Embaixada do México em Quito e prendeu o ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas, na sexta-feira (5). Glas foi condenado a 6 anos de prisão por corrupção em um caso que envolve a Odebrecht e tinha recebido asilo político do governo mexicano.

O ex-vice-presidente do Equador Jorge Glas tinha ido como “convidado” e solicitado asilo em dezembro de 2023, alegando “perseguição política” por parte das autoridades judiciais do seu país, segundo seu advogado. O Ministério Público do Equador o acusa do crime de peculato.

A invasão da embaixada levou o México a suspender as relações diplomáticas com o Equador.

Já nesta sexta (05/04), o governo do México anunciou que tinha concedido asilo político a Glas. O ex-vice-presidente estava na embaixada mexicana desde dezembro de 2023. Ele alega ser alvo de perseguições da Procuradoria-Geral do Equador.

D2F8FD1E E8DE 4B3E 9F73 FC590A6297DC

Diante do anúncio, o Ministério das Relações Exteriores do Equador afirmou que o México estava violando acordos de asilo político. Além disso, autoridades equatorianas pediram permissão ao México para entrar na embaixada em Quito e prender Glas.

Durante a noite, um grupo de policiais equatorianos foi até a Embaixada do México em Quito com veículos escuros. Segundo an Associated Pres, os agentes arrombaram as portas externas da sede mexicana e entraram no local.

O encarregado da Embaixada do México no Equador, Roberto Canseco, afirmou que houve um “atropelo ao direito internacional”. Ele também chamou o ocorrido de “inaceitável” e “barbárie”.

Relacionados

Espaço Publicitário

Últimas postagens