Manaus | 4 de junho de 2026 | 08:56:47

Mulheres encontram apoio em orgão de proteção que funciona dentro da ALEAM

Uma ferramenta importante para o fortalecimento da proteção e garantia de direitos das mulheres no Amazonas, a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), realizou mais de cinco mil atendimentos à população feminina em seu primeiro ano de atuação. A estrutura, que funciona dentro da Casa Legislativa, tornou-se um dos principais protagonistas da rede de apoio às mulheres amazonenses.

O trabalho desempenhado pela Procuradoria ganhou destaque entre as estruturas de segurança, pois passou a oferecer um atendimento multidisciplinar às mulheres, fazendo acompanhamento de casos de violência física, política, de gênero, feminicídio, relacionamentos abusivos, reconhecimento de paternidade e tantos outros.

A servidora pública, Lúcia Noronha, disse que encontrou na Procuradoria da Mulher uma “estrutura acessível e muito cordial”, que foi responsável por lhe ajudar a superar traumas e tomar medidas importantes com relação ao seu ex-companheiro. Para ela, “seria importante que mais mulheres conhecessem essa rede de apoio”.

Um dos entusiastas da atuação do órgão é o presidente da ALEAM, deputado estadual Roberto Cidade (UB), responsável pela instalação da Procuradoria no Poder Legislativo. Ele ressalta o importante papel da estrutura na solução de crimes, e acredita que estão num caminho próspero de proteção, em defesa das mulheres.

O trabalho executado pela equipe e por toda a rede de proteção recebeu elogios da presidente da Procuradoria da Mulher, a deputada Alessandra Campelo (Podemos). Ela espera que a Procuradoria se torne referência no acolhimento às mulheres vítimas de violência não apenas no Amazonas, mas no mundo.

Relacionados

Espaço Publicitário

Últimas postagens