De modo geral, dos entrevistados em Manaus acreditam que dirigir ou fazer entregas com aplicativos são uma forma de gerar renda para quem perdeu o emprego.

Uma pesquisa realizada com moradores de Manaus aponta que 63% da população já trabalharam ou conhecem alguém que já dirigiu ou fez entregas usando aplicativos. O índice é superior à média nacional que é de 54%. O levantamento faz parte de uma pesquisa realizada pelo Datafolha.

Entre as pessoas que já trabalharam com aplicativos, 55% afirmaram que começaram a dirigir por aplicativos porque estavam desempregadas. Outros 27% justificaram que dirigem como um complemento na renda.

A vontade de trabalhar de forma independente, sem chefe e sem cumprir horário, foi o motivo principal para 7% dos entrevistados exercerem essa função. Na sequência ficou o motivo de quem tentava se manter ou voltar ao mercado de trabalho (6%) e de quem procurava sua primeira ocupação (3%).

Percepção geral

De modo geral, 81% dos entrevistados em Manaus acreditam que dirigir ou fazer entregas com aplicativos são uma forma de gerar renda para quem perdeu o emprego.

Para 70% dos moradores da capital, dirigir para aplicativos também é uma forma de complementar a renda para quem teve redução dos rendimentos. Outros 59% consideram que esse trabalho representa uma vantagem para quem precisa de flexibilidade de horário para trabalhar

Foram ouvidas 213 pessoas na capital amazonense, entre 16 de setembro e 7 de outubro.

Fonte: G1 AM