A Páscoa está chegando e, por mais um ano, vamos ter que celebrá-la em casa com segurança. Mas nada impede de você curtir com quem compartilha o lar, a família, o @ ou até mesmo sozinho com um bom vinho (para +18, hein?!). Aqui, fizemos uma seleção de 14 vinhos perfeitos para harmonizar com os pratos típicos da data.

Vinho Rosé Uruguaio

O rosé seco da marca brasileira é perfeito para qualquer harmonização. Sua versatilidade permite que você estenda com a bebida da entrada a sobremesa, sem muitos dramas. Feito com uvas Tannat, o rótulo possui acidez equilibrada com um toque de fruta no sinal. (Vinho Rosé Uruguaio, da Cliché).

Garzón Reserva Albariño

Ideal para os pratos da sexta-feira Santa, este vinho uruguaio branco fresco vai super bem com pescados, acompanhamentos de vegetais, saladas e queijos amarelos. A composição é de uva Albariño, com aroma sutil de Jasmin e frutas cítricas.

Quinta do Pessegueiro Aluzé

Mas, se você gosta de tintos não importa a ocasião, outro destaque do catálogo é este vinho do Douro, perfeito para harmonizar com bacalhau ao forno. O gostinho frutado e sedoso é graças a composição de uvas da região portuguesa. Ele também vai bem com pimentões, azeite, embutidos e queijos duros. (Quinta do Pessegueiro Aluzé DOC 2015, na World Wine).

Amitié Pìnot Noir

Outra opção que vai bem com todos os pratos típicos da Páscoa é este rótulo de acidez equilibrada e aromas de cereja e morango. Aposte nas bruschettas como entradinha para acompanhar. Nos chocolates (como esquecer!), ele acompanha bem meio amargo e ao leite.

Casa Verrone Sauvignon Blanc

O vinho brasileiro produzido na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, é a pedida para refrescar o almoço do feriado, harmonizando bem (bem mesmo!) com o bacalhau. (Casa Verrone Sauvignon Blanc Colheita de Inverno, da Casa Verrone).

JP Azeitão Branco

Tamanho não é documento, certo? Pois a versão de 350 ml deste vinho é prática para quem quiser só uma tacinha ou ainda estiver celebrando a data longe da família. Ele é feito com uvas Fernão Pires e Moscatel De Setúbal, por isso seu aroma floral e frutado. Ótimo para beber comendo saladas, aperitivos e peixes grelhados. (JP Azeitão Branco 2019 – 350ml -, na Portus Cale)

Aliança Bruto Rosé

Achou que os espumantes ficaram de fora? Jamais! Essa versão rosé, feita com uva Baga, tem sabor frutado e aroma de morango + groselha. Aposte no rótulo se for comer mariscos, massas ou peixes. (Aliança Bruto Rosé, na Portus Cale).

Vinho Verde

Com um paladar suave e fresco, este vinho português branco tem caráter cítrico e, por isso, acompanha bem peixes, saladas e frutos do mar. A sua produção é super tradicional e já carrega no nome mais de três séculos de cultura do vinho. (Casal Garcia Branco, na TodoVino).

Fonte: Glamour